21 de novembro de 2010

20 de Novembro - Dia da Consciência Pesada


Totalmente FAIL esse dia.

Pense bem, virou um feriado porque era pra ser um dia pra se parar e filosofar sobre a negritude, a história e se sentir orgulho de ter a pele mais escurinha.

Era pra ser...

Afinal quase ninguém pensa sobre o assunto no dia e a maioria reza pra cair numa terça e poder prolongar o fim de semana.

...

E o que mais se esperaria de um feriado?

O problema é que, mesmo se não fosse um feriado, o Dia da Consciência Negra não passa de uma desculpa histórica por todos os anos de abuso e exploração na época da escravidão.

Se é pra ter um dia pra se pensar na negritude e todas as outras questões relacionadas a ela, então que esse dia seja uma grande festa comercial, porque além do lucro que o país ganha o povo pelo menos vai fingir que pensa no assunto, assim como fingem que se amam mais na época de Natal.

E já que estou falando de desculpas por atos históricos:

Acho reprovável o sistema de cotas para descendentes de povos que foram explorados no passado como acontece no Brasil e nos EUA, é como se dissessem "Quem tem um pé na Senzala/Tribo é menos inteligente/capaz que as pessoas de outras etnias", porque no fim das contas essas cotas só servem pra dizer que os povos são inferiores de alguma forma e por isso precisam de ajuda pra entrar.

Se ainda fosse algo como as cotas pra quem estudou em escola pública, que tem um sistema de ensino notoriamente inferior ao das escola privadas, ainda dava pra encarar, mas, como não é, fica a reclamação.

Desabafay ò.ó

Um comentário:

  1. Oi Hades de 2010, eu sou o Hades de 2014, e hoje em dia amadureci o bastante pra entender a importância das cotas raciais.
    Digamos que elas SÃO como as cotas para a escola pública, só q mais amplas e retroativas.
    (E enfiaria umas vírgulas a mais aí, pra deixar o texto mais claro e entendível).

    ResponderExcluir